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A mediação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem) na Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, SC: a percepção do orientador de estudo* * Com modificações e acréscimos de novos dados, este texto foi apresentado na 38ª Reunião Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), em 2017.

The mediation of the National Pact for High School Strengthening on the Regional Educational Administration of Chapecó, SC: the perception of study supervisors

La mediación del Pacto Nacional por el Fortalecimiento de la Enseñanza Secundaria (Pnem) en la Gerencia Regional de Educación (Gered) de Chapecó, SC: la percepción del orientador de estudio

Resumo:

Este artigo apresenta dados de pesquisa qualitativa sobre a formação continuada de professores ofertada pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pnem). Investiga as percepções dos orientadores de estudo sobre a formação realizada em 2014 e 2015, com professores do ensino médio. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas, com 12 orientadores de estudo que mediaram a formação aos docentes de 10 escolas da Gerência Regional de Educação (Gered) de Chapecó, Santa Catarina. A análise dos dados aborda a formação dos orientadores, a mobilização dos docentes para participarem do Pnem, a interrupção do programa, as dificuldades enfrentadas e as mudanças observadas. Os resultados indicaram que os orientadores reconheceram a significância do Pnem para a formação docente, pois o programa mudou o cotidiano escolar e contribuiu para o reconhecimento do estudante como sujeito no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave:
Pnem; orientador de estudo; formação continuada do professor

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