SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.101 número259Implementação da competência 10 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil: uma análise a partir do conceito de Cidadania Global da Agenda 2030Emoções experienciadas no processo de construção de narrativas digitais no Scratch índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GONDIN, Janaina Silva; PINEZI, Ana Keila Mosca  e  MENEZES, Marilda Aparecida de. Alteridade e interculturalidade na escola: um estudo etnográfico sobre estudantes bolivianos em São Paulo*. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2020, vol.101, n.259, pp.607-626.  Epub 10-Fev-2021. ISSN 2176-6681.  https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.101i259.4128.

No início do século 21, a questão das migrações externas no Brasil voltou à cena. Na cidade de São Paulo, destaca-se a imigração boliviana, que tem mantido seu fluxo de entrada há algumas décadas e fomentado a matrícula de estrangeiros em escolas públicas da região. Considerando a importância da presença de alunos bolivianos na rede municipal de ensino de São Paulo, o objetivo deste artigo é analisar como ocorrem as relações entre estudantes bolivianos e educadores e entre aqueles e seus pares no ambiente de uma escola pública. Foi escolhida uma escola municipal de ensino fundamental situada no bairro da Mooca, zona leste da capital paulista, a qual contava com uma quantidade considerável de crianças bolivianas no ciclo de alfabetização. A metodologia utilizada foi o estudo etnográfico com observação participante. Também foram realizadas entrevistas com educadores da escola. Os principais pontos trabalhados neste estudo foram questões relacionadas à discriminação, ao preconceito e à essencialização de identidades em um espaço em que a interculturalidade não é promovida, apesar da diversidade cultural. A análise dos dados foi feita à luz da teoria social no que se refere à diversidade cultural, interculturalidade e alteridade. Ao final, conclui-se que a instituição escolar deve construir práticas de integração de diferentes matrizes culturais.

Palavras-chave : alteridade; interculturalidade; migração boliviana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )