SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Estudo laboratorial do tempo de fechamento das alças e do grau de inclinação do canino, durante o procedimento de retração, empregando mecânica de arco segmentadoAnálise da maturação óssea em pacientes de 13 a 20 anos de idade por meio de radiografias de punho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

PEREIRA, Adriana Likes; DE-MARCHI, Luciana Manzotti; SCHEIBEL, Paula Cabrini  e  RAMOS, Adilson Luiz. Reprodutibilidade da posição natural da cabeça em fotografias de perfil de crianças de 8 a 12 anos, com e sem o auxílio de um cefalostato. Dental Press J. Orthod. [online]. 2010, vol.15, n.1, pp. 65-73. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512010000100008.

OBJETIVO: este estudo avaliou a reprodutibilidade da posição natural da cabeça (PNC) em crianças. MÉTODOS: foram fotografados 25 pacientes da Clínica Infantil do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Estadual de Maringá com idades entre 8 e 12 anos, sendo 12 do gênero feminino e 13 do masculino. As tomadas fotográficas registraram a PNC com uma câmera digital e foram realizadas com e sem o uso de um cefalostato. Uma linha vertical (LV) foi usada como referência para as mensurações. Após um intervalo de 15 dias, as fotografias foram repetidas, respeitando-se o mesmo protocolo utilizado na primeira série de tomadas fotográficas. A reprodutibilidade da PNC entre os dois momentos das tomadas fotográficas foi avaliada utilizando-se a medida angular entre a linha vertical de referência e uma linha do perfil, passando pelo pogônio tegumentar e pelo ponto labial superior. RESULTADOS E CONCLUSÃO: embora algumas variações de posição tenham sugerido que os pacientes dessa idade devam receber orientações adicionais quanto à PNC, não foram observadas diferenças significativas quanto à reprodutibilidade das fotografias tomadas no intervalo de 15 dias, com ou sem a utilização do cefalostato auxiliar. Dessa forma, a PNC mostrou-se como um método de boa reprodutibilidade em crianças.

Palavras-chave : Posição natural da cabeça; Linha vertical verdadeira; Ortodontia; Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês