SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Amamentação, hábitos bucais deletérios e oclusopatias em crianças de cinco anos de idade em São Pedro, SPInfluência do posicionamento sagital mandibular na estética facial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

LIMA, Vanessa Nínia Correia; COIMBRA, Maria Elisa Rodrigues; DERECH, Carla D'Agostini  e  RUELLAS, Antônio Carlos de Oliveira. A força de atrito em braquetes plásticos e de aço inoxidável com a utilização de quatro diferentes tipos de amarração. Dental Press J. Orthod. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 82-86. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512010000200011.

OBJETIVO: a finalidade deste estudo in vitro foi avaliar e comparar a resistência friccional em braquetes de aço inoxidável e de policarbonato compósito amarrados com fio metálico e elastômeros. MÉTODOS: foram utilizados quatro braquetes de aço inoxidável e quatro de policarbonato compósito (PC) para pré-molares levados à máquina universal de ensaio mecânico para a tração de um segmento de fio de aço inoxidável 0,019" x 0,025" na velocidade de 0,5mm/min, com 8mm de deslocamento total. A forma de amarração variou entre as seguintes possibilidades: amarração metálica com pinça de Steiner, metálica com pinça Mathieu, elastômero da marca Morelli e elastômero da marca TP Orthodontics. RESULTADOS E CONCLUSÕES: os módulos elastoméricos geraram mais atrito do que os metálicos e a amarração com pinça Mathieu provocou menor atrito quando comparada a todas as situações avaliadas. Os braquetes de PC geraram menor atrito do que os metálicos, porém, na escolha do material a ser utilizado na clínica, outras variáveis - tais como a resistência ao cisalhamento e à fratura, a estabilidade de cor e a aderência por microrganismos - devem ser consideradas.

Palavras-chave : Atrito; Amarração ortodôntica; Braquete metálico; Braquete plástico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês