SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue2Influence of mandibular sagittal position on facial estheticsThe profile of orthodontists in relation to the legal aspects of dental records author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Dental Press Journal of Orthodontics

On-line version ISSN 2176-9451

Abstract

GONCALVES, Lívia Patrícia Versiani; TOLEDO, Orlando Ayrton de  and  OTERO, Simone Auxiliadora Moraes. Relação entre bruxismo, fatores oclusais e hábitos bucais. Dental Press J. Orthod. [online]. 2010, vol.15, n.2, pp. 97-104. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512010000200013.

OBJETIVO: avaliar a relação entre bruxismo, fatores oclusais e hábitos bucais em crianças e adolescentes, alunos da rede pública da cidade de Brasília/DF. MÉTODOS: um grupo de 680 escolares, de ambos os gêneros, na faixa etária de 4 a 16 anos, foi aleatoriamente selecionado. Os dados foram coletados através da avaliação clínica e da aplicação de questionários aos responsáveis pelos alunos. Os aspectos morfológicos da oclusão foram avaliados segundo a classificação de Angle e critérios para a dentadura decídua, de Foster e Hamilton (1969). As mordidas cruzadas anterior e posterior, uni ou bilateral, foram avaliadas. O teste qui-quadrado, a Odds Ratio e o software SPSS foram utilizados para análise estatística. RESULTADOS E CONCLUSÕES: 592 questionários retornaram de maneira completa. A prevalência de bruxismo foi de 43%, enquanto 57% apresentaram má oclusão. Os hábitos bucais foram observados em 53%. A prevalência de má oclusão aumentou de 42,6% na dentadura decídua para 74,4% na dentadura permanente. A avaliação dos resultados indicou que não houve relação estatisticamente significativa entre o bruxismo e os fatores oclusais estudados (p > 0,05). Não foram encontradas diferenças entre os gêneros em ambas as variáveis. A onicofagia foi o hábito mais prevalente (35%) com preferência para o gênero feminino. Houve relação estatisticamente significativa entre bruxismo e hábitos bucais. Avaliando os tipos específicos de hábitos, apenas a sucção de chupeta se mostrou relacionada ao bruxismo. Estudos adicionais serão necessários para melhor compreensão dos fatores locais na gênese do bruxismo.

Keywords : Bruxismo; Sono; Má oclusão; Hábitos bucais.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese