SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Fatores predisponentes de desordem temporomandibular em crianças com 6 a 11 anos de idade ao início do tratamento ortodônticoAvaliação da resistência ao cisalhamento de braquetes colados com resinas ortodônticas fluoretadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

MEZOMO, Maurício Barbieri; PIERRET, Manon; ROSENBACH, Gabriella  e  TAVARES, Carlos Alberto E.. A extração de segundos molares superiores para o tratamento da Classe II. Dental Press J. Orthod. [online]. 2010, vol.15, n.3, pp. 94-105. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512010000300012.

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem alternativa para o tratamento ortodôntico das más oclusões de Classe II. Através de uma revisão da literatura, verificou-se que a extração de segundos molares superiores demonstrou ser uma alternativa viável para o tratamento desse tipo de má oclusão. Essa opção terapêutica possibilita maior rapidez na distalização dos primeiros molares com menor necessidade de cooperação por parte do paciente. Porém, a análise do grau de formação, posição intraóssea e morfologia do terceiro molar deve ser cuidadosamente realizada para proporcionar o correto posicionamento do mesmo no lugar do segundo molar extraído. Dois casos clínicos apresentarão a sequência do diagnóstico e tratamento com essa mecânica, exibindo resultados adequados dos pontos de vista funcional e estético.

Palavras-chave : Tratamento ortodôntico; Segundos molares; Extrações; Classe II.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês