SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Avaliação da atividade antimicrobiana de adesivo ortodôntico associado a verniz de clorexidina e timol na colagem de braquetesHiperatividade condilar: diagnóstico e tratamento - relatos de casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dental Press Journal of Orthodontics

versão impressa ISSN 2176-9451

Resumo

GALVAO, Mariana de Aguiar Bulhões  e  ALMEIDA, Marco Antonio de Oliveira. Comparação de duas técnicas radiográficas extrabucais utilizadas para avaliação do espaço aéreo nasofaringeano. Dental Press J. Orthod. [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 69-76. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512010000400011.

OBJETIVO: esta pesquisa teve por objetivo comparar a utilização da radiografia cefalométrica de perfil e da radiografia de cavum na avaliação do espaço aéreo nasofaringeano. MÉTODOS: o estudo foi realizado em 2005 na cidade de Recife/PE, com um grupo de 36 crianças portadoras de respiração bucal, com idades variando de 5 a 12 anos. As crianças selecionadas foram divididas em 6 grupos e, em cada grupo, as tomadas radiográficas foram realizadas em um mesmo dia. A amostra constou de 72 radiografias, 36 cefalométricas de perfil e 36 de cavum. O laudo radiográfico foi baseado no método de Schulhof e, no final do laudo, foi emitido um Índice que representava uma síntese de todas as medidas avaliadas. RESULTADOS: os resultados foram comparados estatisticamente através do teste t de Student pareado, do teste qui-quadrado (X2), do coeficiente de correlação linear de Pearson e do índice Kappa. Apenas na porcentagem da via aérea foi encontrada diferença estatisticamente significativa (p = 0,006). Um alto grau de correlação foi verificado em todas as medidas avaliadas e o grau de concordância dos valores obtidos no Índice foi considerado bom. CONCLUSÃO: concluiu-se que a radiografia cefalométrica de perfil e a radiografia de cavum podem ser utilizadas para a análise do espaço aéreo nasofaringeano.

Palavras-chave : Adenoides; Nasofaringe; Radiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português (pdf) Português (epdf) | Inglês (pdf)