SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Avaliação da atividade antimicrobiana de adesivo ortodôntico associado a verniz de clorexidina e timol na colagem de braquetesHiperatividade condilar: diagnóstico e tratamento - relatos de casos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

GALVAO, Mariana de Aguiar Bulhões  e  ALMEIDA, Marco Antonio de Oliveira. Comparação de duas técnicas radiográficas extrabucais utilizadas para avaliação do espaço aéreo nasofaringeano. Dental Press J. Orthod. [online]. 2010, vol.15, n.4, pp. 69-76. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512010000400011.

OBJETIVO: esta pesquisa teve por objetivo comparar a utilização da radiografia cefalométrica de perfil e da radiografia de cavum na avaliação do espaço aéreo nasofaringeano. MÉTODOS: o estudo foi realizado em 2005 na cidade de Recife/PE, com um grupo de 36 crianças portadoras de respiração bucal, com idades variando de 5 a 12 anos. As crianças selecionadas foram divididas em 6 grupos e, em cada grupo, as tomadas radiográficas foram realizadas em um mesmo dia. A amostra constou de 72 radiografias, 36 cefalométricas de perfil e 36 de cavum. O laudo radiográfico foi baseado no método de Schulhof e, no final do laudo, foi emitido um Índice que representava uma síntese de todas as medidas avaliadas. RESULTADOS: os resultados foram comparados estatisticamente através do teste t de Student pareado, do teste qui-quadrado (X2), do coeficiente de correlação linear de Pearson e do índice Kappa. Apenas na porcentagem da via aérea foi encontrada diferença estatisticamente significativa (p = 0,006). Um alto grau de correlação foi verificado em todas as medidas avaliadas e o grau de concordância dos valores obtidos no Índice foi considerado bom. CONCLUSÃO: concluiu-se que a radiografia cefalométrica de perfil e a radiografia de cavum podem ser utilizadas para a análise do espaço aéreo nasofaringeano.

Palavras-chave : Adenoides; Nasofaringe; Radiografia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês