SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A influência de imagens tridimensionais no plano de tratamento ortodônticoAnálise da posição rotacional do primeiro molar permanente superior na má oclusão de Classe II Divisão 1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

JORGE, Edmilsson Pedro et al. Avaliação do efeito da expansão rápida da maxila na via aérea superior, por meio da nasofibroscopia: descrição da técnica e relato de caso. Dental Press J. Orthod. [online]. 2011, vol.16, n.1, pp. 81-89. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512011000100013.

A finalidade deste artigo é avaliar o efeito da expansão rápida da maxila (ERM) na via aérea superior. Por intermédio de um caso clínico, será relatado como indivíduos com atresia da maxila e com comprometimento da função naso-respiratória podem beneficiar-se com a ERM. Para entender melhor as alterações morfológicas decorrentes do paciente com problemas respiratórios, deve-se conhecer a anatomia e a fisiologia do sistema respiratório. Entretanto, não se pode esquecer que o tratamento deste paciente é multidisciplinar, envolvendo o ortodontista, otorrinolaringologista e a fonoaudióloga.

Palavras-chave : Nasofibroscopia; Expansão rápida da maxila; Bucofaringe; Nasofaringe; Função naso-respiratória; Via aérea superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês