SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número3Imaginologia da articulação temporomandibular durante o tratamento ortodôntico: uma revisão sistemáticaEstudo in vitro da resistência ao cisalhamento da colagem direta de tubos ortodônticos em molares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

SANTOS, Rogério Lacerda dos et al. Citotoxicidade de soldas elétricas a ponto: estudo in vitro. Dental Press J. Orthod. [online]. 2011, vol.16, n.3, pp. 57-59. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512011000300006.

OBJETIVO: o processo de solda envolve íons metálicos capazes de provocar lise celular. Diante disso, o objetivo deste estudo foi testar a hipótese de que existe citotoxicidade entre diferentes tipos de ligas (CrNi, TMA, NiTi) utilizadas em Ortodontia, submetidas à solda elétrica a ponto. MÉTODOS: três tipos de ligas foram avaliados neste estudo. Foram confeccionados 36 corpos de prova, 6 para cada combinação entre os fios, divididos em 6 grupos - grupo AA (aço com aço), grupo AT (aço com TMA), grupo AN (aço com NiTi), grupo TT (TMA com TMA), grupo TN (TMA com NiTi) e grupo NN (NiTi com NiTi) - que foram submetidos à solda a ponto para avaliação quanto ao possível efeito citotóxico nos tecidos bucais. Previamente, os corpos de prova foram limpos com álcool isopropílico e esterilizados em luz ultravioleta. O ensaio de citotoxicidade foi realizado utilizando-se cultura de células (linhagem L929, fibroblastos de camundongos), submetida ao teste para células viáveis em vermelho neutro ("dye-uptake") no tempo de 24h. A análise de variância e comparação múltipla (ANOVA) e teste de Tukey foram utilizados (p< 0,05). RESULTADOS: os resultados demonstraram que não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos experimentais (P> 0,05). Foi observada maior viabilidade celular no grupo TT, seguido dos grupos AT, TN, AA, NA e NN. CONCLUSÃO: pôde-se evidenciar que solda em fios de liga de NiTi causaram maior quantidade de lise celular. Soldas elétricas a ponto demonstraram pequena capacidade de causar lise celular.

Palavras-chave : Toxicidade; Técnicas de cultura de células; Soldagem em Odontologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês