SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número4Comparação de parâmetros periodontais após utilização de contenção ortodôntica com fio trançado e contenção modificadaUm novo fio de aço inoxidável para aplicações ortodônticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

PITHON, Matheus Melo  e  RUELLAS, Antônio Carlos de Oliveira. Avaliação histológica da influência do fenobarbital (Gardenal®) na movimentação ortodôntica: estudo em coelhos. Dental Press J. Orthod. [online]. 2011, vol.16, n.4, pp. 47-54. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512011000400010.

OBJETIVO: o objetivo deste estudo foi avaliar histologicamente a influência do fenobarbital na movimentação ortodôntica. MÉTODOS: foram utilizados 22 coelhos da raça Nova Zelândia (Oryctolagus cuniculus), distribuídos em três grupos - Normal (N), Controle (C) e Experimental (E). No grupo N (n=2) não foi realizado nenhum procedimento, apenas a verificação da condição de normalidade pré-tratamento. Nos grupos C (n=10) e E (n=10) foi montado aparelho ortodôntico entre os primeiros molares e incisivos inferiores, para promover movimentação dos molares para mesial. O que diferenciou os grupos C e E foi que no grupo E foi administrado fenobarbital durante o período da pesquisa. Após os períodos de 7 e 14 dias, os animais foram sacrificados, sendo as peças anatômicas preparadas para confecção das lâminas para posterior análise histológica. RESULTADOS: os resultados demonstraram não haver diferença entre os grupos Normal e Experimental, quando analisados histologicamente.

Palavras-chave : Movimentação dentária; Fármacos; Ortodontia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês