SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue5Serial extraction: variables associated to the extraction of premolarsComparative assessment of anterior spacing in Japanese-Brazilian and white children in the primary dentition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Dental Press Journal of Orthodontics

On-line version ISSN 2176-9451

Abstract

MACIESKI, Karine; ROCHA, Roberto; LOCKS, Arno  and  RIBEIRO, Gerson Ulema. Avaliação dos efeitos de três métodos de remoção da resina remanescente do braquete na superfície do esmalte. Dental Press J. Orthod. [online]. 2011, vol.16, n.5, pp. 146-154. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512011000500021.

INTRODUÇÃO: é fundamental, para alcançar a correta técnica de descolagem, a seleção adequada do instrumental para remover o braquete e a resina remanescente. OBJETIVO: avaliar a superfície do esmalte com Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) após a utilização de três métodos de remoção da resina remanescente da descolagem do braquete. MÉTODOS: foram selecionados 18 incisivos bovinos, divididos em três grupos (A, B e C), contendo 6 dentes cada. Previamente à colagem do braquete, os dentes foram moldados com silicone de adição e preenchidos com resina epóxi, para o registro das características do esmalte, assim formando o Grupo Controle. Os métodos de remoção da resina remanescente utilizados foram: Grupo A - Soflex granulações grossa e média; Grupo B - broca Carbide em baixa rotação; Grupo C - broca Carbide em alta rotação. Polimento com Soflex granulações fina e ultrafina no Grupo A, pontas de borracha nos grupos B e C, e pasta de polimento para esmalte nos três grupos. Após cada etapa de remoção da resina remanescente e polimento, os dentes foram novamente moldados, duplicados e as réplicas analisadas em MEV. Foram, então, comparadas as características do esmalte inicial (Grupo Controle) com o aspecto do esmalte após as etapas de remoção de resina, assim possibilitando avaliar o método que gerou menor abrasão ao esmalte. RESULTADOS E CONCLUSÃO: a remoção do remanescente adesivo com broca Carbide multilaminada em baixa rotação, polimento com pontas de borracha, e polimento final com pasta de polimento é o procedimento que ocasiona menor dano ao esmalte.

Keywords : Esmalte dentário; Braquetes; Descolagem dentária.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese