SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número6Análise de Bolton: uma proposta alternativa para a simplificação de seu usoRespiração bucal no contexto multidisciplinar: percepção de ortodontistas da cidade do Recife índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

TANAKA, Orlando et al. Modificações no pogônio e no nariz de acordo com o modo respiratório. Dental Press J. Orthod. [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 78-83. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512011000600013.

INTRODUÇÃO: o perfil mole do indivíduo é resultado de mudanças complexas que ocorrem nos tecidos duros e moles das estruturas faciais. O pogônio e o nariz são estruturas dominantes na face e influenciam no grau de convexidade do perfil. Assim, é fundamental a análise das estruturas do pogônio e a inclusão das estruturas nasais no plano de tratamento ortodôntico. OBJETIVO: avaliar longitudinalmente as modificações dimensionais no plano anteroposterior do pogônio e do nariz de indivíduos com má oclusão de Classe II, divisão 1 de Angle, em dois momentos distintos do desenvolvimento craniofacial. MÉTODOS: foram realizados traçados cefalométricos sobre telerradiografias em norma lateral de 40 indivíduos, sendo 23 respiradores predominantemente nasais (RN) e 17 predominantemente bucais (RB). RESULTADOS: foram obtidas as medidas lineares e angulares LS'-Pog', LS'-B', B'-Pog', Pog'-PogTeg', Linha NB, Pog-NB, N'-Prn, Prn-NPog, N-Prn-Sn e Prn-Sn-LS. O teste ANOVA a dois critérios com medidas repetidas foi aplicado para indicar diferenças entre os valores médios dessas variáveis segundo os momentos e/ou modo respiratório. Observou-se que as variáveis LS'-B', Pog'-PogTeg', Linha NB e Pog-NB, N'-Prn, Prn-NPog, N-Prn-Sn e Prn-Sn-LS apresentaram diferença significativa (p<0,05) quando comparados os momentos final e inicial, embora não houvesse diferença significativa entre os modos respiratórios. Em nenhuma das variáveis se observou interação entre o modo respiratório e os momentos. CONCLUSÃO: há alteração estatisticamente significativa do pogônio e do nariz no plano anteroposterior no decorrer do crescimento, porém sem qualquer interferência do modo respiratório.

Palavras-chave : Nariz; Pogônio; Respiração nasal; Respiração bucal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês