SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número6Avaliação das tensões liberadas por elásticos ortodônticos em cadeia: estudo in vitroColeta e cultura de células-tronco obtidas da polpa de dentes decíduos: técnica e relato de caso clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

ALLGAYER, Susiane et al. Tratamento ortodôntico-cirúrgico da assimetria facial esquelética: relato de caso. Dental Press J. Orthod. [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 100-110. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512011000600016.

INTRODUÇÃO: as assimetrias faciais representam um desequilíbrio entre as estruturas esqueléticas homólogas da face. A maioria das pessoas apresenta algum grau de assimetria facial, pois é rara a condição de perfeita simetria. Todavia, somente quando é perceptível aos olhos do paciente, essa assimetria passa a ser relevante. Em tal condição, a correção ortocirúrgica ou o tratamento ortodôntico são possibilidades normalmente adotadas. OBJETIVO: o presente trabalho, baseado em uma revisão de literatura, é ilustrado por um caso clínico cujo tratamento consistiu em cirurgia ortognática Le Fort I para avanço e rotação da maxila e, na mandíbula, o tratamento foi conservador. CONCLUSÃO: o conhecimento da queixa principal e da expectativa do paciente e exames de diagnóstico bem realizados são itens importantes na decisão do plano de tratamento e no sucesso do resultado final.

Palavras-chave : Assimetria facial; Ortodontia corretiva; Extração dentária; Estética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês