SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número6Má oclusão de Classe I com biprotrusão e ausência dos primeiros molares inferiores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Dental Press Journal of Orthodontics

versão On-line ISSN 2176-9451

Resumo

SCHROEDER, Marco Antônio; SCHROEDER, Daniela Kimaid; SANTOS, Diego Júnior Silva  e  LESER, Michelle Machado. Extrações de molares na Ortodontia. Dental Press J. Orthod. [online]. 2011, vol.16, n.6, pp. 130-157. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512011000600019.

O tratamento ortodôntico com extração de molares em pacientes adultos é tecnicamente mais complexo, devido a inúmeros fatores. Em geral, o espaço a ser fechado é maior do que o espaço dos pré-molares e, por isso, a ancoragem é crítica e o tempo de tratamento mais longo. É comum esses casos apresentarem algum grau de comprometimento periodontal por causa da idade dos pacientes e, portanto, necessitam de maior controle da mecânica ortodôntica para reduzir os efeitos colaterais do fechamento do espaço. Por isso, bons resultados de finalização são mais difíceis de ser alcançados. Sendo assim, este artigo tem como objetivo apresentar as razões para a indicação de extração de molares nos tratamentos ortodônticos, as contraindicações, as diferentes fases da mecânica ortodôntica, esclarecer os fatores envolvidos nesse tipo de planejamento e tratamento e apresentar casos clínicos tratados com extração de molares.

Palavras-chave : Má oclusão Classe I de Angle; Extração dentária; Ortodontia Corretiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês