SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Use of chondroitin sulphate and glucosamine sulphate in degenerative changes in TMJ: a systematic reviewAssessment of shear bond strength of brackets bonded by direct and indirect techniques: an in vitro study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Dental Press Journal of Orthodontics

On-line version ISSN 2176-9451

Abstract

VEDOVELLO, Silvia Amélia Scudeler et al. Dureza Knoop do esmalte e resistência ao cisalhamento de braquetes colados com resina composta com e sem flúor. Dental Press J. Orthod. [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 1-5. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512012000400007.

OBJETIVO: o propósito deste estudo foi avaliar a dureza Knoop do esmalte, resistência ao cisalhamento e padrão de falha (adesiva; interface braquete/resina; e mista) após a colagem e descolagem de braquetes, utilizando uma resina composta com flúor (Ortho Lite Cure, Ortho Source®) e uma sem flúor (Orthobond, Morelli®). MÉTODOS: fragmentos (6mm x 6mm) de 40 coroas de incisivos bovinos foram embutidos em resina acrílica autopolimerizável. A dureza Knoop foi avaliada antes e após a colagem dos braquetes metálicos. Os corpos de prova foram divididos em dois grupos: resina com flúor (Ortho Lite Cure, Ortho Source®) e resina sem flúor (Orthobond, Morelli®). Após a colagem, os corpos de prova foram submetidos ao ciclo de desmineralização e remineralização durante 14 dias, e submetidos ao ensaio de resistência ao cisalhamento em máquina universal de ensaios EMIC, com velocidade de 0,5mm/min. RESULTADOS: o ensaio de resistência de união mostrou que não houve diferença significativa entre os grupos. Após o processo de desmineralização e remineralização, os corpos de prova colados com a resina composta com flúor apresentaram maior dureza, comparados aos colados com resina sem flúor. Para ambos os grupos houve predominância de falhas na interface resina/braquete. CONCLUSÃO: os corpos de prova colados com a resina composta com flúor apresentaram maior microdureza após os processos de desmineralização e remineralização, comparados aos colados com resina composta sem flúor, porém sem diferença para a resistência de união ao cisalhamento.

Keywords : Braquetes; Resistência ao cisalhamento; Resinas compostas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English