SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Knoop hardness of enamel and shear bond strength of brackets bonded with composite resin with and without fluorideMaxillary constriction: are there differences between anterior and posterior regions? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Dental Press Journal of Orthodontics

On-line version ISSN 2176-9451

Abstract

SHIMIZU, Roberto Hideo et al. Avaliação da resistência ao cisalhamento de braquetes colados pelas técnicas direta e indireta: estudo in vitro. Dental Press J. Orthod. [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 1-7. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512012000400008.

OBJETIVO: objetivou-se com esse trabalho avaliar, em um estudo realizado in vitro, a resistência ao cisalhamento de braquetes metálicos ortodônticos colados pelas técnicas direta e indireta. MÉTODOS: foram utilizados 30 dentes pré-molares superiores humanos hígidos. Os dentes foram divididos em três grupos de 10 dentes: Grupo I - colagem indireta com sistema Sondhi Rapid-Set (3M/Unitek); Grupo II - colagem indireta com sistema Transbond XT (3M/Unitek); e Grupo III - colagem direta com sistema Transbond XT (3M/Unitek). Após realização das colagens e confecção dos corpos de prova, esses foram submetidos ao teste de cisalhamento em uma máquina universal de ensaios da marca comercial EMIC, modelo DL-500. Foram aplicados os testes de Kolmogorov-Smirnov, para verificar se os dados tinham uma distribuição normal, e o teste de Bartlett, para verificar se existia igualdade entre as variâncias. Aplicou-se a análise de variância de um fator e, posteriormente, o teste de Tukey para o contraste pareado de médias. O nível de significância foi de 5%. RESULTADOS: os resultados do Grupo I foram 67,6N e 5,9MPa; do Grupo II foram 68,9N e 6,1MPa; e do Grupo III (controle), 92,5N e 8,1MPa. CONCLUSÃO: pode-se concluir que tanto para os valores em Newtons (N) como para os valores em Megapascal (MPa), a média do Grupo III foi significativamente maior em relação aos Grupos I e II. Já para as médias onde a técnica indireta foi usada (Grupos I e II), não houve diferenças estatisticamente significativas.

Keywords : Colagem dentária; Descolagem dentária; Resistência ao cisalhamento; Ortodontia corretiva.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English