SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Assessment of surface friction of self-ligating brackets under conditions of angulated tractionMaxillary incisors mesiodistal angulation changes in patients with orthodontically treated anterior superior diastemas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Dental Press Journal of Orthodontics

On-line version ISSN 2176-9451

Abstract

QUAGLIO, Camila Leite et al. Estabilidade do tratamento de apinhamento anterossuperior. Dental Press J. Orthod. [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 57-64. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512012000400014.

OBJETIVO: avaliar a estabilidade e recidiva do tratamento de apinhamento dos dentes anterossuperiores em casos com extrações de pré-molares e avaliar a tendência dos dentes apinhados, no início do tratamento, a retornar à sua posição original. MÉTODOS: a amostra consistiu de 70 pacientes de ambos os sexos, com má oclusão inicial de Classe I e Classe II de Angle, tratados com extrações dos primeiros pré-molares. A idade média inicial foi de 13,08 anos. Foram avaliados os modelos de estudo nas fases inicial (T1), final (T2) e, em média, 9 anos pós-tratamento (T3) de cada paciente. As variáveis da arcada superior avaliadas e comparadas estatisticamente pela Análise de Variância (ANOVA) foram: índice de irregularidade de Little Superior (IRLS), comprimento da arcada (CAS) e distância intercaninos (DICS). O Teste de Correlação de Pearson foi utilizado para verificar se alguma variável estudada teria influência sobre o apinhamento nas três fases (IRLS1, IRLS2, IRLS3) e em cada deslocamento de Little (A, B, C, D, E), na fase inicial e pós-tratamento. RESULTADOS: a recidiva do apinhamento superior (IRLS3-2) é influenciada pelo apinhamento inicial (IRLS1), e os dentes tendem a voltar à posição original. CCONCLUSÃO: os resultados ressaltam a atenção que o ortodontista deve dar à recidiva anterossuperior, principalmente àqueles dentes que estavam apinhados antes do tratamento.

Keywords : Recidiva; Má oclusão de Angle Classe I; Má oclusão de Angle Classe II; Ortodontia Corretiva.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English