SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Maxillary incisors mesiodistal angulation changes in patients with orthodontically treated anterior superior diastemasEvaluation of enamel surface after bracket debonding and polishing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Dental Press Journal of Orthodontics

On-line version ISSN 2176-9451

Abstract

FERREIRA, Celso André et al. Avaliação microbiológica das cerdas de escovas dentárias de uso frequente. Dental Press J. Orthod. [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 72-76. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512012000400016.

INTRODUÇÃO: a escovação de dentes é, provavelmente, a prática de higiene bucal mais comumente realizada no mundo; entretanto, o acondicionamento inadequado pode se transformar em um risco para a saúde da população, uma vez que podem estar contaminadas com vários tipos de microrganismos. OBJETIVO: o objetivo desse estudo foi avaliar a contaminação bacteriana de cerdas de escovas dentais através de diferentes métodos. MÉTODOS: foram utilizadas 40 escovas de dentes provenientes de indivíduos sadios, com idade entre 3 a 58 anos. As amostras foram semeadas em tubo de ensaio contendo caldo tripticaseína de soja (TSB) estéril e, com o auxílio de uma alça de 0,1μl, as amostras foram semeadas em placas contendo ágar sangue de carneiro a 5% e ágar MacConkey. Em seguida foram armazenadas em estufa bacteriológica a 37°C por 24hs para posterior análise. Foi realizada a contagem das unidades formadora de colônias (UFC) e a identificação das bactérias presentes nas escovas. RESULTADOS: nas análises microbiológicas, houve crescimento de Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Streptococcus pyogenes e Staphylococcus coagulase negativas. Conclusões: de acordo com os resultados apresentados nesse trabalho, verificamos que houve alta incidência de contaminação bacteriana nas escovas analisadas. Os microrganismos com maior frequência foram membros da família Enterobacteriaceae. O tempo de uso das escovas dentárias pode estar relacionado à contaminação encontrada e, por isso, não só uma boa higienização garantirá a redução da carga microbiana, mas a troca da escova dentária também pode garantir melhor saúde bucal aos indivíduos.

Keywords : Escovação dentária; Contaminação; Higiene bucal.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English