SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Bracket/wire play: what to expect from tipping prescription on pre-adjusted appliancesEvaluation of disinfection methods of orthodontic pliers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Dental Press Journal of Orthodontics

On-line version ISSN 2176-9451

Abstract

SANTOS NETO, Edson Theodoro dos et al. A influência dos hábitos de sucção no desenvolvimento oclusal nos primeiros 36 meses. Dental Press J. Orthod. [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 96-104. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512012000400019.

OBJETIVO: a proposição do estudo foi verificar a influência dos hábitos de sucção nas características oclusais da dentição decídua. MÉTODOS: o grupo inicial constituiu-se de 86 bebês com idade de 0 a 3 meses. Sete visitas domiciliares foram realizadas, quando informações sobre a prática da amamentação, hábitos de sucção nutritivos e não-nutritivos, respiração bucal e desenvolvimento da dentição foram coletados. A partir do grupo inicial, 58 crianças foram moldadas em consultório na idade média de 36±2,51 meses. Modelos de estudo foram obtidos e medidos diversos parâmetros da oclusão dentária, tais como profundidade, extensão e largura das arcadas, por dois examinadores comprovadamente calibrados pelo teste de concordância Kappa e correlação de Pearson. RESULTADOS: os resultados demonstraram que o aleitamento artificial por mamadeira antes dos 6 meses esteve associado à largura intermolares inferior (p=0,01). A sucção de chupeta antes dos 6 meses foi estatisticamente associadaà diminuição da largura intercaninos superior (p=0,03) e intermolares superior (p=0,03). Somando-se a isso, o aumento da extensão molar da arcada superior associou-se à perda do vedamento labial antes dos 12 meses de vida (p=0,03). CONCLUSÃO: é possível concluir-se que os hábitos de sucção interferem na determinação de características oclusais na dentição decídua. A sucção de chupeta limita o crescimento da arcada superior; o uso de mamadeira favorece o crescimento laterolateral da mandíbula e o desenvolvimento da mordida aberta; e a ausência de vedamento labial favorece o crescimento maxilar anteroposterior.

Keywords : Morfogênese; Arcada dentária; Comportamento de sucção; Odontologia preventiva.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English