SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Cytotoxicity of separation orthodontic elasticsEffects induced after the use of maxillary protraction appliances: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Dental Press Journal of Orthodontics

On-line version ISSN 2176-9451

Abstract

LIMA, Vinicius Schau de Araújo; CARVALHO, Felipe de Assis Ribeiro; ALMEIDA, Rhita Cristina Cunha  and  CAPELLI JUNIOR, Jonas. Diferentes estratégias utilizadas na fase de contenção do tratamento ortodôntico. Dental Press J. Orthod. [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 115-121. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512012000400022.

OBJETIVO: identificar as condutas clínicas mais utilizadas, considerando-se as seguintes variáveis: 1) aparelhos utilizados; 2) período de utilização; 3) protocolo de utilização, em horas diárias, e sua evolução com o passar dos meses; 4) percentual de pacientes controlados 1 ano pós-tratamento; e 5) as recidivas mais frequentemente observadas. MÉTODOS: utilizou-se um questionário distribuído para todos os cursos de Especialização em Ortodontia cadastrados no CFO até outubro de 2005. RESULTADOS E CONCLUSÃO: foram obtidos 91 questionários válidos. Para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva e os testes qui-quadrado para tendência linear e qui-quadrado para tendência linear multivariado. Concluiu-se que: 1) na arcada superior, os aparelhos mais utilizados foram o aparelho de Hawley, o wraparound e a placa de acetato; já na inferior, barra de fio multifilamentado, barra de aço sem colagem em incisivos e barra com colagem nos incisivos; 2) indicou-se sua utilização por mais de 24 meses para a arcada superior, com uma tendência de menor utilização nessa arcada do que na inferior; 3) o protocolo de utilização na arcada superior inicia-se com 24 horas/dia, reduzindo-se após o segundo ano; para a arcada inferior, o protocolo em horas/dia foi estável; 4) após um ano de contenção, foram reexaminados mais de 50% dos casos tratados; 5) as recidivas mais comuns foram apinhamento inferior, giroversões e reabertura de diastemas.

Keywords : Contenção; Recidiva; Estabilidade.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English