SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Determination of the structural characteristics in youngsters from Ceará with Class II, division 1 malocclusionChanges in occlusal plane through orthognathic surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Dental Press Journal of Orthodontics

On-line version ISSN 2176-9451

Abstract

CRUZ, Ricardo Machado. Tratamento de paciente Classe III em crescimento com prognatismo mandibular e severa mordida cruzada anterior. Dental Press J. Orthod. [online]. 2012, vol.17, n.4, pp. 148-159. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/S2176-94512012000400027.

O tratamento de pacientes em crescimento com padrão esquelético de Classe III representa um dos maiores desafios clínicos para o ortodontista. Vários protocolos de tratamento têm sido propostos, quase todos envolvendo expansão rápida da maxila e protração maxilar. Porém, existem casos onde a maxila está corretamente posicionada no sentido anteroposterior e não há discrepância transversa, caracterizando apenas um prognatismo mandibular. Nesses casos, quando há um conjunto de fatores favoráveis, tais como ausência de laterognatismo e menor ângulo do plano mandibular, uma opção viável e que pode se mostrar bastante interessante é o uso noturno da mentoneira, com o objetivo de tentar redirecionar o crescimento anterior da mandíbula. Para que haja sucesso, é necessário que esse procedimento envolva o surto de crescimento da puberdade e seja estendido até a completa maturação esquelética. O presente caso clínico foi apresentado à diretoria do Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial (BBO), como parte dos requisitos para a obtenção do titulo de Diplomado pelo BBO.

Keywords : Classe III; Mentoneira; Mordida cruzada anterior; Prognatismo mandibular.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English