Services on Demand
Journal
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Cited by Google
Similars in SciELO
Similars in Google
Share
Dental Press Journal of Orthodontics
Print version ISSN 2176-9451
Abstract
PEIXOTO, Adriano Porto; PINTO, Ary dos Santos; GARIB, Daniela Gamba and GONCALVES, João Roberto. Three-dimensional dental arch changes of patients submitted to orthodontic-surgical treatment for correction of Class II malocclusion. Dental Press J. Orthod. [online]. 2014, vol.19, n.4, pp.71-79. ISSN 2176-9451. https://doi.org/10.1590/2176-9451.19.4.071-079.oar.
INTRODUÇÃO:
esse estudo avaliou as alterações tridimensionais ocorridas na morfologia das arcadas dentárias de pacientes submetidos ao tratamento ortodôntico-cirúrgico para a correção da má oclusão de Classe II, em três períodos distintos: (T1) modelos iniciais, (T2) modelos pré-cirúrgicos imediatos (de 1 a 15 dias antes da cirurgia) e (T3) modelos pós-cirúrgicos (mínimo de 6 meses após a remoção do aparelho ortodôntico).
MÉTODOS:
pontos previamente demarcados em cada modelo foram digitalizados por meio do digitalizador tridimensional MicroScribe-3DX, cujas coordenadas, armazenadas em planilhas do programa Excel, deram origem a valores que possibilitaram a avaliação da largura, comprimento e profundidade das arcadas dentárias.
RESULTADOS:
durante o preparo ortodôntico, houve aumentos nas distâncias transversais superiores e inferiores medidas na região de pré-molares que se mantiveram no período total de acompanhamento. Apenas a distância intercaninos superior apresentou alterações de aumento durante o preparo ortodôntico, assim como a largura da arcada superior, que diminuiu durante a fase de finalização. A profundidade de ambas as arcadas manteve-se estável nas fases avaliadas. Diferenças entre as mudanças dos pontos centroide e gengival sugerem que os pré-molares superiores e inferiores inclinaram para vestibular durante o preparo ortodôntico pré-cirúrgico.
CONCLUSÇÕES:
conclui-se que as arcadas dentárias superiores e inferiores sofreram expansão transversal na região de pré-molares durante o preparo ortodôntico pré-cirúrgico, com tendência à inclinação vestibular de todos os dentes posteriores. Após a cirurgia, as dimensões transversais não foram afetadas. Não foram observadas alterações sagitais ou verticais durante os períodos de observação.
Keywords : Ortodontia; Cirurgia ortognática; Má oclusão; Modelos dentários.