SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número5Bruxism in children and transverse plane of occlusion: Is there a relationship or not?Transverse effects on the nasomaxillary complex one year after rapid maxillary expansion as the only intervention: A controlled study índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dental Press Journal of Orthodontics

versão impressa ISSN 2176-9451

Resumo

SOBRAL, Guilherme Caiado; VEDOVELLO FILHO, Mário; DEGAN, Viviane Veroni  e  SANTAMARIA JR, Milton. Photoelastic analysis of stress generated by wires when conventional and self-ligating brackets are used: A pilot study. Dental Press J. Orthod. [online]. 2014, vol.19, n.5, pp.74-78. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/2176-9451.19.5.074-078.oar.

OBJETIVO:

o presente estudo analisou, por meio de um modelo fotoelástico, a distribuição das tensões geradas em braquetes convencionais e autoligáveis quando ativados com arcos expandidos.

MÉTODOS:

braquetes convencionais foram colados em dentes artificiais e, em seguida, foi confeccionado o modelo fotoelástico, utilizando como base o diagrama 19/12, de Interlandi. Foram feitas trocas sucessivas com fios de liga de níquel-titânio (NiTi) de secção circular 0,014" e 0,018" e de liga de aço de secção retangular 0,019" x 0,025", todos no diagrama 22/14 de Interlandi. A cada troca de fio, o modelo foi observado em polariscópio plano, na configuração de campo escuro, e fotografado. Foi feita a substituição por braquetes autoligáveis e repetido o experimento. A análise foi qualitativa, observando o local e o padrão da tensão das franjas nos dois modelos analisados.

CONCLUSÕES:

os resultados identificaram uma maior padrão de tensões das franjas na região do ápice de pré-molares em ambos os modelos analisados. Ao se comparar as tensões entre os modelos, observou-se uma maior quantidade de tensão nas franjas no modelo com braquetes convencionais em todos os fios utilizados no experimento. Portanto, o presente estudo mostrou que o alinhamento dos fios nos braquetes autoligáveis produz forças mais suaves nos tecidos periodontais nas mecânicas expansionistas.

Palavras-chave : Braquetes ortodônticos; Arcada dentária; Ortodontia corretiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )