SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número6Second molar impaction associated with lip bumper therapyClass II malocclusion nonextraction treatment with growth control índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dental Press Journal of Orthodontics

versão impressa ISSN 2176-9451

Resumo

CARDOSO, Larissa Adrian Meira; VALDRIGHI, Heloísa Cristina; VEDOVELLO FILHO, Mario  e  CORRER, Américo Bortolazzo. Effect of adhesive remnant removal on enamel topography after bracket debonding. Dental Press J. Orthod. [online]. 2014, vol.19, n.6, pp.105-112. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/2176-9451.19.6.105-112.oar.

INTRODUÇÃO:

na finalização do tratamento ortodôntico, torna-se relevante o conhecimento da ação dos métodos de remoção do remanescente resinoso sobre o esmalte.

OBJETIVO:

o objetivo do estudo foi avaliar o efeito de métodos de remoção do remanescente de resina após a descolagem do braquete e do polimento na rugosidade (Ra) e topografia (ESI) do esmalte.

MÉTODOS:

foram selecionados 50 pré-molares humanos, divididos em cinco grupos, de acordo com o método empregado para a remoção da resina residual: broca carbide tungstênio em alta rotação (BCT), discos Sof-Lex (SL), alicate removedor de resina (AL), ultrassom (US) e pontas Fiberglass (PF). Braquetes metálicos foram colados com Transbond XT, armazenados a 37° por 24 horas antes da descolagem com alicate removedor de braquete, sendo aplicados posteriormente os meios de remoção e executado o polimento com pasta de pedra-pomes. Realizou-se análises qualiquantitativas, com avaliações antes da colagem dos braquetes, após a descolagem e após o polimento, sendo os valores obtidos submetidos à análise estatística com teste F (ANOVA), de Tukey (Ra) e testes de Kruskal-Wallis e Bonferroni (ESI) (p < 0,05).

RESULTADOS:

a Ra e o ESI do US foram significativamente maiores do que BCT, SL, AL e PF. O polimento reduziu a Ra e ESI dos grupos SL e PF.

CONCLUSÃO:

a remoção do adesivo resinoso com SL e PF associados ao polimento são os métodos mais indicados por ocasionarem as menores alterações do esmalte.

Palavras-chave : Braquetes ortodônticos; Esmalte dentário; Remoção de dispositivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )