SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Effects of cervical headgear appliance: a systematic reviewConservative treatment of Angle Class III malocclusion with anterior crossbite author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dental Press Journal of Orthodontics

Print version ISSN 2176-9451On-line version ISSN 2177-6709

Abstract

REDUA, Renato Barcellos; REDUA, Paulo Cesar Barbosa; FERREIRA, Carlos Eduardo de Almeida  and  ORTEGA, Adriana de Oliveira Lira. Orthodontic approach to treat complex hypodontia using miniscrews in a growing patient. Dental Press J. Orthod. [online]. 2015, vol.20, n.4, pp.82-90. ISSN 2177-6709.  https://doi.org/10.1590/2176-9451.20.4.082-090.oar.

Este artigo apresenta o tratamento ortodôntico de um caso com hipodontia de cinco pré-molares, em uma paciente, de 11 anos de idade, com discrepância positiva de modelo em ambas as arcadas. A paciente apresentava perfil reto, com crescimento facial equilibrado. Por meio da confecção de set-up, verificou-se a possibilidade de se estabelecer uma oclusão ideal por meio da mesialização, de até 15mm, dos molares permanentes e manutenção de um molar decíduo no arco. Com o auxílio de ancoragem absoluta, foi realizada a mecânica proposta, alcançando-se a oclusão prevista em set-up, além da manutenção do perfil e do padrão de crescimento facial. A utilização de mini-implantes para grandes movimentos ortodônticos foi favorável, incluindo a extensa mesialização de um molar decíduo. A indicação da gengivoplastia para correção do sorriso gengival se mostrou acertada, sendo essa uma técnica de grande auxílio à Ortodontia.

Keywords : Anodontia; Procedimentos de ancoragem ortodôntica; Fechamento de espaço ortodôntico.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )