SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Cephalometric evaluation of the effects of the Twin Block appliance in subjects with Class II, Division 1 malocclusion amongst different cervical vertebral maturation stagesClass II malocclusion with accentuated occlusal plane inclination corrected with miniplate: a case report índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dental Press Journal of Orthodontics

versão impressa ISSN 2176-9451versão On-line ISSN 2177-6709

Resumo

NOOROLLAHIAN, Saeed; ALAVI, Shiva  e  SHIRBAN, Farinaz. Bilateral en-masse distalization of maxillary posterior teeth with skeletal anchorage: a case report. Dental Press J. Orthod. [online]. 2016, vol.21, n.3, pp.85-93. ISSN 2177-6709.  https://doi.org/10.1590/2177-6709.21.3.085-093.oar.

Objetivo:

o objetivo do presente estudo foi apresentar um novo método para a distalização bilateral de todo o segmento posterior superior.

Relato do caso:

uma jovem de 17 anos de idade, com má oclusão esquelética de Classe I (relação de molares em topo a topo, linha média desviada e deficiência de espaço para o canino superior esquerdo) foi encaminhada para tratamento ortodôntico, mas recusou-se a autorizar a extração dos primeiros pré-molares superiores. Um aparelho Hyrax modificado (Dentaurum, Ispringen, Alemanha) foi utilizado para a distalização bilateral simultânea dos dentes posteriores superiores. O vetor de expansão foi definido no sentido anteroposterior. As barras de conexão posteriores do Hyrax foram soldadas às bandas dos primeiros molares superiores. Em cada um dos lados, todos os dentes posteriores foram agrupados com um segmento de fio de aço inoxidável de calibre 0,017" x 0,025" passando por vestibular. As barras de conexão anteriores do Hyrax foram dobradas em forma de loop e conectadas à região anterior do palato por meio de dois mini-implantes (2 x 10mm) (Jeil Medical Corporation, Seoul, Coreia do Sul). A taxa de abertura do Hyrax foi de 0,8mm / mês. Telerradiografias laterias foram usadas para avaliar a extensão dos movimentos de distalização.

Resultados:

em um prazo de cinco meses, foi obtida uma distalização de 3,5mm dos dentes posteriores superiores. O movimento realizado foi praticamente de corpo (translação), sem qualquer perda de ancoragem.

Conclusão:

o aparelho Hyrax modificado suportado por mini-implantes mostrou-se útil para efetuar o movimento de distalização em massa dos dentes posteriores superiores.

Palavras-chave : Hyrax; Ortodontia; Movimento dentário.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )