SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Debonding forces of different pads in a lingual bracket systemEffect of surface treatment of prefabricated teeth on shear bond strength of orthodontic brackets author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dental Press Journal of Orthodontics

Print version ISSN 2176-9451On-line version ISSN 2177-6709

Abstract

LAURIS, Rita de Cássia Moura Carvalho et al. Facial profile esthetics in operated children with bilateral cleft lip and palate. Dental Press J. Orthod. [online]. 2017, vol.22, n.4, pp.41-46. ISSN 2177-6709.  https://doi.org/10.1590/2177-6709.22.4.041-046.oar.

Objetivo:

o objetivo desse estudo foi avaliar a estética do perfil facial de crianças com fissura labiopalatina completa bilateral (FLCB) operadas, comparando o julgamento de leigos e de profissionais relacionados e não relacionados à reabilitação de fissuras.

Métodos:

fotografias do perfil facial de trinta crianças na dentadura mista (24 do sexo masculino e 6 do sexo feminino), com idade média de 7,8 anos, foram avaliadas por 25 examinadores: 5 ortodontistas e 5 cirurgiões plásticos com experiência em fissuras, 5 ortodontistas e 5 cirurgiões plásticos sem experiência na reabilitação de fissuras, e 5 leigos com formação superior. Os perfis faciais foram classificados como esteticamente desagradável (grau 1 a 3), esteticamente aceitável (grau 4 a 6) e esteticamente agradável (grau 7 a 9). Para verificar a concordância intraexaminadores e interexaminadores, foram utilizados o Coeficiente de Correlação de Spearman e o Coeficiente de Concordância de Kendall, respectivamente. Para comparação entre as categorias de acordo com os escores atribuídos, foram aplicados o teste de Friedman e o teste de Student-Newman-Keuls, para comparações múltiplas.

Resultados:

os ortodontistas que lidam com reabilitação de fissuras labiopalatinas consideraram a maioria da amostra como esteticamente agradável. Cirurgiões plásticos com experiência em fissuras e leigos classificaram a maioria da amostra como esteticamente aceitável. Grande parte dos ortodontistas e cirurgiões plásticos sem experiência na reabilitação de fissuras classificou o perfil facial como esteticamente desagradável. As estruturas associadas aos perfis desagradáveis foram o nariz, o terço médio da face e o lábio superior.

Conclusões:

o perfil facial de crianças com FLCB foi classificado como esteticamente aceitável pelos leigos; já os profissionais relacionados à reabilitação de fissuras foram mais complacentes, em comparação aos profissionais sem experiência na reabilitação de fissuras, que, por sua vez, foram mais rigorosos quanto à estética facial do que os leigos.

Keywords : Fenda labial; Fissura palatina; Estética; Reabilitação..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )