SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue5Expression of cytokines in gingival crevicular fluid associated with tooth movement induced by aligners: a pilot studyEffect of mangosteen peel extract as an antioxidant agent on the shear bond strength of orthodontic brackets bonded to bleached teeth author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dental Press Journal of Orthodontics

Print version ISSN 2176-9451On-line version ISSN 2177-6709

Abstract

NOMURA, Suzy et al. Evaluation of the attractiveness of different gingival zeniths in smile esthetics. Dental Press J. Orthod. [online]. 2018, vol.23, n.5, pp.47-57. ISSN 2176-9451.  https://doi.org/10.1590/2177-6709.23.5.047-057.oar.

Objetivo:

avaliar a atratividade e a percepção estética do sorriso com alterações simétricas e assimétricas dos zênites gengivais, por leigos, dentistas e ortodontistas.

Métodos:

foram tiradas fotografias posadas de cinco pacientes, de forma padronizada. Cada fotografia foi digitalmente manipulada no software Keynote, na região do zênite gengival, em incrementos de 0,5 a 1 mm, nos incisivos centrais e laterais superiores, de maneira simétrica e assimétrica, de nove formas diferentes para cada paciente. Posteriormente, essas fotografias foram dispostas em um website para que os avaliadores pudessem observá-las e, conforme sua percepção estética, dessem notas de 1 a 10, sendo 1 para pouco atrativa e 10 para muito atrativa. Foram utilizados os testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney para as comparações.

Resultados:

os zênites gengivais assimétricos foram considerados menos atrativos do que os simétricos. Diferenças entre os zênites gengivais maiores que 1 mm foram perceptíveis na atratividade do sorriso por todos os grupos de avaliadores. Quando comparados os incisivos centrais e laterais superiores, as alterações estéticas feitas nos incisivos centrais foram mais perceptíveis do que as feitas nos laterais, tanto as simétricas quanto as assimétricas. Os ortodontistas e os clínicos gerais foram mais críticos ao avaliar e perceber as alterações, com os leigos percebendo essa mudança somente a partir de 1 mm de alteração assimétrica no incisivo central superior direito.

Conclusões:

zênites gengivais assimétricos são menos atrativos do que os simétricos. Diferenças nos zênites maiores que 1 mm são perceptíveis na atratividade do sorriso. Ortodontistas e clínicos gerais são mais críticos ao avaliar sorrisos.

Keywords : Sorriso; Gengiva; Incisivo; Estética dentária.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )