SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue5Do premolar extractions necessarily result in a flat face? No, when properly indicatedCorrelation between tooth size-arch length discrepancy and interradicular distances measured on CBCT and panoramic radiograph: an evaluation for miniscrew insertion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dental Press Journal of Orthodontics

Print version ISSN 2176-9451On-line version ISSN 2177-6709

Abstract

NOJIMA, Lincoln Issamu et al. Mini-implant selection protocol applied to MARPE. Dental Press J. Orthod. [online]. 2018, vol.23, n.5, pp.93-101. ISSN 2176-9451.  https://doi.org/10.1590/2177-6709.23.5.093-101.sar.

Introdução:

a expansão rápida da maxila (ERM) é a terapia de escolha para a correção da dimensão transversa esquelética em crianças e adolescentes, associando-se efeitos ortopédicos e dentários. Com a finalidade de prevenir os efeitos dentoalveolares indesejáveis e otimizar o potencial de expansão esquelética em indivíduos com estágios avançados de maturação esquelética, a técnica de expansão rápida da maxila assistida por mini-implantes (MARPE) foi proposta por Lee e colaboradores em 2010.

Objetivo:

o presente estudo apresenta um protocolo sistematizado para seleção de mini-implantes indicados para a MARPE, mediante avaliação de imagens de tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC). Variáveis relacionadas à espessura de tecido ósseo e tecido mole nas regiões de interesse do palato, bem como em relação ao anel de fixação dos mini-implantes do parafuso expansor, são analisadas e discutidas para proporcionar melhor desempenho na prática clínica.

Keywords : Técnica de expansão palatina; Procedimentos de ancoragem esquelética; Má oclusão; Atresia transversa maxilar.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )