SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Accuracy of 3D digital modeling of dental arches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dental Press Journal of Orthodontics

Print version ISSN 2176-9451On-line version ISSN 2177-6709

Abstract

FATIMA, Farheen; FIDA, Mubassar  and  SHAIKH, Attiya. The association between palatal rugae pattern and dental malocclusion. Dental Press J. Orthod. [online]. 2019, vol.24, n.1, pp.037e1-037e9. ISSN 2176-9451.  https://doi.org/10.1590/2177-6709.24.1.37.e1-9.onl.

Introdução:

as rugas palatinas completam seu desenvolvimento ainda no início da vida intrauterina, enquanto as más oclusões dentárias na dentição permanente se estabelecem após vários anos de vida pós-natal.

Objetivos:

o presente estudo foi planejado para determinar se há associação entre o padrão das rugas palatinas e as más oclusões, segundo a classificação Angle.

Métodos:

um estudo transversal foi conduzido a partir dos modelos dentários pré-tratamento de 184 pacientes. A amostra foi dividida em quatro grupos: Classe I; Classe II, divisão 1; Classe II, divisão 2 e Classe III. O número de rugas palatinas foi registrado bilateralmente. O comprimento, padrão e a orientação das três rugas primárias mais anteriores de ambos os lados foram registrados.

Resultados:

a idade média da amostra desse estudo foi de 17,8 ± 5,4 anos. O número médio de rugas palatinas foi de 11,18 ± 2,5, com diferenças significativas entre os grupos de más oclusões. O comprimento da primeira ruga do lado esquerdo e da terceira ruga em ambos os lados variou significativamente entre os grupos (p< 0,05). De forma semelhante, o padrão das rugas palatinas também mostrou diferença significativa entre os grupos com diferentes má oclusões. As rugas do lado direito não apresentaram nenhuma diferença significativa de orientação nos diferentes grupos; no entanto, as rugas do lado esquerdo apresentaram diferenças significativas nos grupos estudados (p< 0,001).

Conclusões:

o presente estudo demonstrou diferenças sutis quanto ao padrão das rugas palatinas entre as classes de má oclusão definidas por Angle. Do mesmo modo, o comprimento e a orientação de algumas rugas também se apresentaram consideravelmente diferentes entre os grupos com diferentes má oclusões.

Keywords : Palato; Má oclusão; Modelos dentários.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )