SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Glabellar vertical line as a reference goal for anteroposterior maxillary position índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Dental Press Journal of Orthodontics

versión impresa ISSN 2176-9451versión On-line ISSN 2177-6709

Resumen

SULTANA, Sharmin  y  HOSSAIN, Zakir. Prevalence and factors related to malocclusion, normative and perceived orthodontic treatment need among children and adolescents in Bangladesh. Dental Press J. Orthod. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.44.e1-44.e9.  Epub 01-Ago-2019. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-6709.24.3.44.e1-9.onl.

Objetivo:

o objetivo do presente estudo foi avaliar a prevalência de necessidade real e percebida de tratamento ortodôntico em crianças e adolescentes em idade escolar, bem como de fatores de risco relacionados, e comparar a percepção estética das crianças e responsáveis com a percepção de ortodontistas na cidade de Dhaka, Bangladesh.

Métodos:

uma amostra aleatória composta por 800 crianças, com idades entre 11 e 15 anos, foi selecionada em diferentes escolas da cidade de Dhaka, Bangladesh. Para avaliação da necessidade real de tratamento, utilizou-se o Dental Health Component (DHC) e o Aesthetic Component (AC) do Index of Orthodontic Treatment Need (IOTN). O índice de Dentes Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D) foi usado para registrar a prevalência de cáries dentárias. As crianças foram entrevistadas sobre sua percepção da necessidade de tratamento ortodôntico, e os pais também responderam a um questionário sobre a percepção da necessidade de tratamento ortodôntico de seus filhos, avaliada pelo AC do IOTN.

Resultados:

de acordo com o DHC, apenas 24,7% das crianças foram alocadas na categoria de necessidade real (notas 4-5) de tratamento ortodôntico. As pontuações no AC foram significativamente diferentes entre os ortodontistas, as crianças e os responsáveis (p= 0,0001). A análise da regressão múltipla mostrou que as crianças com maiores pontuações no CPO-D tinham chance significativamente maior de precisar de tratamento ortodôntico, segundo o DHC.

Conclusão:

um número reduzido de crianças em idade escolar necessita realmente de tratamento ortodôntico em Dakha, Bangladesh. Além disso, as crianças com maior CPO-D apresentaram chance significativamente maior de precisar de tratamento ortodôntico, segundo o DHC.

Palabras clave : Má oclusão; IOTN; Necessidade normativa; Necessidade percebida; Crianças em idade escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )