SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número3Tooth extractions in Orthodontics: first or second premolars? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Dental Press Journal of Orthodontics

versión impresa ISSN 2176-9451versión On-line ISSN 2177-6709

Resumen

FABER, Jorge; FABER, Carolina  y  FABER, Ana Paula. Obstructive sleep apnea in adults. Dental Press J. Orthod. [online]. 2019, vol.24, n.3, pp.99-109.  Epub 01-Ago-2019. ISSN 2176-9451.  http://dx.doi.org/10.1590/2177-6709.24.3.099-109.sar.

Introdução:

a Síndrome da Apneia e Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma doença muito prevalente e que traz importantes consequências para a vida dos seus portadores. O tratamento da condição é relevante para a melhora do bem-estar geral e da expectativa de vida dos afetados. Os tratamentos odontológicos mais frequentes para a SAOS são os dispositivos de avanço mandibular (DAMs) e a cirurgia ortognática de avanço maxilomandibular (AMM) - essa última, possivelmente, é a única opção de tratamento com alta probabilidade de cura do problema.

Objetivo:

o presente artigo faz uma revisão narrativa da SAOS sob a perspectiva de 25 anos de experiência clínica no tratamento da doença.

Conclusão:

os DAMs são uma sólida opção de tratamento para o ronco primário e apneias leves ou moderadas. Apneias graves, em pacientes que não se adaptam ou se recusam a usar o CPAP, também podem ser tratadas com os DAMs. A cirurgia ortognática de AMM é uma alternativa segura e muito eficaz de solução da SAOS.

Palabras clave : Apneia obstrutiva do sono; Ronco; Cirurgia ortognática; Odontologia; Avanço mandibular.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )