SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número80Teorias Constitucionais Progressistas, Backlash e VaquejadaOs Critérios de Recepção das Decisões acerca dos Delitos de Desacato do Sistema Interamericano de Direitos Humanos no Superior Tribunal de Justiça à Luz do Controle de Convencionalidade Externo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Sequência (Florianópolis)

versão impressa ISSN 0101-9562versão On-line ISSN 2177-7055

Resumo

SILVA JUNIOR, Airton Ribeiro da. Representações dos Povos Indígenas em Francisco de Vitória e as Origens Etnocêntricas do Direito Internacional Moderno. Sequência (Florianópolis) [online]. 2018, n.80, pp.151-178. ISSN 2177-7055.  https://doi.org/10.5007/2177-7055.2018v39n80p151.

O presente trabalho, partindo do instrumental teórico da história dos conceitos, busca compreender as representações dos índios americanos nas relecciones de Francisco de Vitória. Para tanto, é reconstruída a carga semântica acumulada historicamente dos dois principais conceitos, já existentes à época da invasão da América, utilizados em referência aos índios, a saber, bárbaros e selvagens; em seguida, explora-se o pensamento jusinternacionalista de Francisco de Vitória à luz de tais conceitos etnocêntricos.

Palavras-chave : Direito Internacional; História do Direito; Francisco de Vitória; História dos Conceitos; Bárbaros; Selvagens.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )