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Efeitos da estimulação da fluência de leitura com ênfase na prosódia

OBJETIVO: Caracterizar a leitura de crianças com cinco anos de escolaridade segundo os parâmetros temporais, e comparar o desempenho da fluência de leitura pré e pós-estimulação de leitura por meio de programa baseado em padrões de prosódia. MÉTODOS: Participaram 32 crianças do 5º ano do Ensino Fundamental I. As crianças realizaram leituras de textos e descrição de uma figura. Foram observados: taxa de leitura, velocidade de fala, compreensão de textos e adequação da variação da prosódia durante a leitura. Em seguida, foi aplicado o programa de estimulação de leitura com ênfase na prosódia, composto por cinco sessões de 15 minutos cada, com tarefas de leitura. Ao final do programa, foi realizado o mesmo procedimento de avaliação, a fim de se verificar o desempenho pós-estimulação. RESULTADOS: Houve modificações quanto às médias da taxa de leitura, ao número de palavras lidas de forma incorreta e à qualidade da prosódia realizada durante a atividade de leitura. CONCLUSÃO: O programa de estimulação promoveu modificações positivas nas medidas de fluência de leitura

Leitura; Desenvolvimento infantil; Desenvolvimento de linguagem; Processos mentais; Compreensão


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