SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Força axial de língua em diferentes faixas etáriasAtividade elétrica do músculo masseter durante a deglutição de líquido em adultos jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 2179-6491

Resumo

SILVA-MUNHOZ, Lenice de Fatima da  e  BUHLER, Karina Elena Bernadis. Achados fluoroscópicos da deglutição: comparação entre recém-nascidos pré-termo e recém-nascidos de termo. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 206-213. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000300005.

OBJETIVO: Descrever os achados fluoroscópicos da deglutição de recém-nascidos pré-termo de zero a seis meses de idade, assim como as doenças e os sinais e sintomas clínicos relacionados à alteração na deglutição, e compará-los com os respectivos dados obtidos de recém-nascidos de termo. MÉTODOS: Foram analisados, retrospectivamente, os dados das avaliações fluoroscópicas realizadas no período de um ano em lactentes de zero a seis meses de idade e aos respectivos prontuários. Participaram 40 sujeitos, divididos em dois grupos: Grupo Pré-Termo, constituído de 23 recém-nascidos pré-termo; e Grupo de Termo, constituído por 17 recém-nascidos de termo. RESULTADOS: Os principais achados fluoroscópicos da deglutição observados em ambos os grupos foram refluxo para a nasofaringe e refluxo gastresofágico. Não houve diferença entre os grupos para a presença de alteração na deglutição . O Grupo Pré-Termo apresentou mais problemas cardíacos do que o Grupo de Termo. Não houve diferença entre os grupos para problemas neurológicos e respiratórios. Em relação aos sinais e sintomas clínicos sugestivos de alteração na deglutição, o Grupo Pré-Termo apresentou mais dessaturação de oxigênio e o Grupo de Termo mais vômitos. CONCLUSÃO: Os principais achados fluoroscópicos da deglutição encontrados em recém-nascidos pré-termo de zero a seis meses de idade foram refluxo para a nasofaringe e refluxo gastresofágico. Novos estudos de seguimento desta população devem ser realizados para confirmar a hipótese de que as alterações na deglutição observadas ocorreram devido à imaturidade na função de deglutição.

Palavras-chave : Fluoroscopia; Recém-nascido; Prematuro; Transtornos de deglutição; Refluxo gastresofágico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês