SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3O desenvolvimento da consciência fonoarticulatória e a relação entre a percepção e a produção do gesto fonoarticulatórioPosturografia com estímulos de realidade virtual em adultos jovens sem alterações do equilíbrio corporal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 2179-6491

Resumo

ESCALDA, Júlia; LEMOS, Stela Maris Aguiar  e  FRANCA, Cecília Cavalieri. Habilidades de processamento auditivo e consciência fonológica em crianças de cinco anos com e sem experiência musical. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 258-263. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000300012.

OBJETIVOS: Investigar as relações entre experiência musical, habilidades de processamento auditivo e de consciência fonológica de crianças de 5 anos de idade com e sem experiência musical. MÉTODOS: Participaram 56 sujeitos de ambos os gêneros, na faixa etária de 5 anos, sendo 26 do Grupo Estudo, composto por crianças com experiência musical, e 30 do Grupo Controle, composto por crianças sem experiência musical. Todos os participantes foram avaliados por meio da Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo e do Teste de Consciência Fonológica, e os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Observou-se diferença entre os resultados obtidos nos testes de memória sequencial verbal e memória sequencial não-verbal com quatro instrumentos, tarefas de identificação de rimas, síntese e exclusão fonêmica. A análise de regressão logística múltipla demonstrou que, com exceção do teste de memória sequencial para sons verbais com quatro sílabas, a diferença de desempenho observada nos testes e tarefas teve relação com a experiência musical dos sujeitos. CONCLUSÃO: A experiência musical promove o aprimoramento de habilidades auditivas e metalinguísticas de crianças de 5 anos.

Palavras-chave : Audição; Percepção auditiva; Linguagem infantil; Música; Testes auditivos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês