SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Hard palate dimensions in nasal and mouth breathers from different etiologiesQuality of life of parents/caregivers of children and adolescents with Down syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 2179-6491

Abstract

BOLZAN, Geovana de Paula et al. Tipo facial e postura de cabeça de crianças respiradoras nasais e orais. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2011, vol.23, n.4, pp. 315-320. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912011000400005.

OBJETIVO: Verificar o tipo facial e a postura de cabeça de crianças respiradoras nasais, e respiradoras orais de etiologia obstrutiva e viciosa, e correlacionar o índice morfológico da face à angulação da postura da cabeça no plano sagital. MÉTODOS: Participaram 59 crianças com idades entre 8 anos e 11 anos e 10 meses. Todas passaram por triagem fonoaudiológica, avaliação otorrinolaringológica, e exame de nasofibrofaringoscopia, o que possibilitou a constituição de três grupos: com respiração nasal - 15 crianças; com respiração oral obstrutiva - 22 crianças; e com respiração oral viciosa - 22 crianças. Foram mensuradas a altura e a largura da face com paquímetro digital, para determinação do índice e do tipo facial. A postura da cabeça foi avaliada por meio de exame físico e fotogrametria computadorizada. RESULTADOS: Verificou-se predomínio de face curta nos respiradores nasais e de face longa nos respiradores orais. Houve associação entre tipo facial e modo respiratório/etiologia da respiração oral, o tipo braquifacial foi mais frequente nos respiradores nasais e menos frequente nos respiradores orais de etiologia obstrutiva. As crianças dos três grupos apresentaram postura de cabeça semelhante. Não foi verificada correlação entre índice morfológico da face e a postura da cabeça. CONCLUSÃO: O tipo braquifacial favorece o modo respiratório nasal e que a postura da cabeça não é influenciada pelo modo respiratório e etiologia da respiração oral, assim como não está relacionada ao tipo facial.

Keywords : Respiração bucal [etiologia]; Face [anatomia & histologia]; Postura; Fotogrametria; Criança.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese