SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Análise da narrativa oral de pré-escolares antes e após estimulação de linguagemEmprego da estratégia de reparo de plosivização: relação com a gravidade do desvio fonológico e fonemas acometidos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 2179-6491

Resumo

SOARES, Aparecido José Couto  e  CARNIO, Maria Silvia. Consciência fonêmica em escolares antes e após oficinas de linguagem . J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2012, vol.24, n.1, pp. 69-75. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000100012.

OBJETIVO: Verificar o desempenho de escolares em consciência fonêmica antes e após a realização de oficinas de linguagem. MÉTODOS: Foi realizada a avaliação da consciência fonêmica em 49 escolares do quarto ano do Ensino Fundamental, utilizando a parte dois do teste "Consciência Fonológica - Instrumento de Avaliação Sequencial" (CONFIAS). Os critérios de exclusão no estudo foram: presença de queixas relacionadas ou de indicadores de alterações da audição e/ou visão; presença de distúrbios neurológicos, comportamentais e/ou cognitivos. Foram incluídas no estudo as crianças que participaram das avaliações inicial e final e de, no mínimo 75% dos encontros das oficinas. Conforme desempenho no teste, os escolares foram divididos em três grupos: inicial, intermediário e avançado. Foram realizadas oficinas semanais para estimulação das habilidades fonológicas e fonêmicas, de acordo com o grupo a que pertenciam. Após as cinco oficinas, os escolares passaram por avaliação final idêntica à inicial. RESULTADOS: O desempenho em consciência fonêmica dos escolares de todos os grupos evoluiu de forma significante após a realização das oficinas. O grupo intermediário foi o que apresentou maior evolução na média de acertos. CONCLUSÃO: O desempenho de escolares em consciência fonêmica evolui consideravelmente após a realização de oficinas de linguagem.

Palavras-chave : Linguagem infantil; Aprendizagem; Avaliação; Escolaridade; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês