SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Disfonia na percepção do clínico e do paciente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 2179-6491

Resumo

MARYN, Youri  e  ROY, Nelson. Vogais sustentadas e fala encadeada na avaliação perceptivo-auditiva da intensidade da disfonia. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp.107-112. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000200003.

OBJETIVO: A avaliação perceptivo-auditiva da disfonia pode ser influenciada pelo tipo de tarefa utilizada para eliciar o julgamento clínico, como vogais sustentadas versus fala. Este estudo explorou a classificação da intensidade de disfonia, analisando (a) as diferenças encontradas entre os resultados das tarefas de voz e fala, (b) a influência da tarefa usando estímulos combinados de vogais sustentadas e fala, e (c) as diferenças na confiabilidade interavaliadores de acordo com as tarefas analisadas. MÉTODOS: Cinco avaliadores experientes classificaram a intensidade da disfonia em amostras de vogais sustentadas e fala encadeada de 39 sujeitos com vários distúrbios vocais e diferentes graus de alteração. RESULTADOS: Os dados confirmaram que as vogais sustentadas foram avaliadas como mais desviadas em relação às tarefas de fala. Além disso, a intensidade da disfonia em amostras de fala concatenada é menos influenciada pela vogal sustentada. Finalmente, não houve diferenças na confiabilidade interavaliadores entre as classificações da intensidade da disfonia quando comparados os resultados da análise de vogais sustentadas e fala. CONCLUSÃO: Com base nos resultados, os dois tipos de tarefas (vogal sustentada e fala) devem ser utilizados para o julgamento clínico na avaliação perceptivo-auditiva da intensidade da disfonia.

Palavras-chave : Percepção auditiva; Qualidade vocal; Avaliação; Disfonia; Fonética.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons