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Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 2179-6491

Abstract

CARDOSO, Carla; ROCHA, Juliana Fernandes Lomba da; MOREIRA, Catarina Santana  and  PINTO, Amanda Luz. Desempenho sócio-cognitivo e diferentes situações comunicativas em grupos de crianças com diagnósticos distintos. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 140-144. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000200009.

OBJETIVO: Verificar o desempenho sócio-cognitivo de crianças com diagnósticos inseridos nos distúrbios do espectro do autismo (DEA), deficiência mental (DM) e deficiência auditiva (DA) em duas diferentes situações comunicativas. MÉTODOS: Participaram desta pesquisa 30 crianças, entre 3 e 12 anos de idade, em início de atendimento fonoaudiológico, que foram divididas em três grupos: Grupo 1: dez crianças com diagnóstico inserido nos distúrbios do espectro do autismo (DEA); Grupo 2: dez crianças com diagnóstico de deficiência mental (DM); Grupo 3: dez crianças com diagnóstico dentro do grupo de deficiência auditiva (DA). Os sujeitos foram analisados em duas situações comunicativas distintas (situação em grupo e situação individual de terapia), durante 12 meses. RESULTADOS: O grupo composto por crianças e adolescentes com diagnóstico de deficiência auditiva apresentou melhor desempenho absoluto quando comparado com os outros grupos, sendo a variável jogo simbólico um importante critério diferencial nos três grupos. CONCLUSÃO: O desempenho sócio-cognitivo pode ser utilizado como instrumento auxiliar no planejamento terapêutico, facilitando a identificação de variáveis que possam interferir no desempenho comunicativo.

Keywords : Linguagem; Cognição; Socialização; Comunicação; Perda auditiva; Pessoas com deficiência mental; Transtorno autístico; Criança.

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