SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A complexidade da narrativa interfere no uso de conjunções em crianças com distúrbio específico de linguagemEstudo eletrofisiológico da audição em recém-nascidos a termo pequenos para a idade gestacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 2179-6491

Resumo

BRANCALIONI, Ana Rita et al. A relação entre a discriminação auditiva e o desvio fonológico. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp.157-161. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000200012.

OBJETIVO: Verificar os erros mais frequentes cometidos por crianças com desvio fonológico em um teste de discriminação auditiva, e relacionar o desempenho no teste com a idade, o gênero e a gravidade do desvio fonológico. MÉTODOS: A amostra constituiu-se por 82 crianças com desvio fonológico, de ambos os gêneros, com idades entre 4 anos e 7 anos e 11 meses. Todos os sujeitos foram submetidos à Avaliação Fonológica da Criança para estabelecer o grau do desvio fonológico, e ao teste de discriminação auditiva. Os resultados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Verificou-se que 38% das crianças apresentaram resultados insatisfatórios no teste, sendo os erros mais frequentes: posteriorização, dessonorização de plosiva, e semivocalização de líquida. Além disso, observou-se que as dificuldades na discriminação auditiva tiveram menor ocorrência em sujeitos mais velhos e foram mais comprometidas de acordo com a gravidade do desvio fonológico. CONCLUSÃO: Grande parte das crianças com desvio fonológico apresenta dificuldades na discriminação auditiva. Entretanto, tais dificuldades tiveram menor ocorrência em sujeitos mais velhos e foram mais comprometidas conforme a gravidade do desvio fonológico. Os meninos parecem ter maiores dificuldades para discriminar os sons da fala.

Palavras-chave : Testes de discriminação da fala; Percepção da fala; Linguagem infantil; Transtornos do desenvolvimento da linguagem; Fala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons