SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Habilidades auditivas e comunicativas no espectro da neuropatia auditiva e mutação no gene Otoferlin: estudo de casosEstímulos visuais e produção escrita de surdos sinalizadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 2179-6491

Resumo

ARAUJO, Eliene da Silva et al. Perda auditiva e síndrome da imunodeficiência adquirida: revisão sistemática. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp.188-192. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000200017.

OBJETIVO: Investigar a ocorrência de perda auditiva em indivíduos com HIV/AIDS e sua caracterização quanto ao tipo e grau. ESTRATÉGIA DE PESQUISA: Foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados eletrônicas PubMed, EMBASE, ADOLEC, IBECS, Web of Science, Scopus, Lilacs e SciELO. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO: A estratégia de busca foi direcionada por uma questão específica "A perda auditiva faz parte do quadro de manifestações do HIV/AIDS?", e os critérios de seleção dos estudos envolveram a coerência com o tema proposto, os níveis de evidência 1, 2 ou 3 e o idioma (Português, Inglês e Espanhol). ANÁLISE DOS DADOS: Foram localizados 698 estudos. Após análise do título e resumo, selecionaram-se 91 para leitura completa. Destes, apenas 38 atenderam aos critérios propostos e foram incluídos na revisão. RESULTADOS: Os estudos relataram a presença de perda auditiva condutiva, sensorioneural e mista, de grau e configuração audiométrica variáveis, além de zumbido e distúrbios vestibulares. A etiologia pode ser atribuída às infecções oportunistas, medicamentos ototóxicos ou à ação do próprio vírus. Os potenciais evocados auditivos têm sido utilizados como marcadores de alteração neurológica, mesmo em pacientes com audição normal. CONCLUSÃO: Pacientes portadores de HIV/AIDS podem apresentar perda auditiva. Sendo assim, programas de prevenção e tratamento da AIDS devem envolver ações voltadas à saúde auditiva.

Palavras-chave : HIV; Síndrome de imunodeficiência adquirida; Perda auditiva; Infecções oportunistas relacionadas com a AIDS; Audição.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons