SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Perda auditiva e síndrome da imunodeficiência adquirida: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

versão On-line ISSN 2179-6491

Resumo

JACINTO, Laís Alves; RIBEIRO, Karen Barros; SOARES, Aparecido José Couto  e  CARNIO, Maria Silvia. Estímulos visuais e produção escrita de surdos sinalizadores. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2012, vol.24, n.2, pp. 193-197. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000200018.

OBJETIVO: Verificar a interferência de estímulos visuais na escrita de surdos sinalizadores sem queixas de leitura e escrita. MÉTODOS: O grupo de pesquisa foi composto por 12 alunos com escolaridade entre o quarto e o quinto ano do ensino fundamental, com perda neurossensorial de grau severo ou profundo, usuários de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e com nível alfabético de escrita. Os sujeitos foram orientados a elaborar um texto para cada estímulo visual apresentado: figuras de sequência lógica e uma figura de ação. A análise foi realizada seguindo-se os critérios das competências comunicativas. RESULTADOS: Não foram observadas diferenças na produção escrita dos sujeitos da pesquisa para ambos os estímulos. Observou-se ausência de título e pontuação, verbos no modo infinitivo, ausência de elos coesivos e inclusão de palavras inventadas. CONCLUSÃO: Os diferentes estímulos visuais não interferem na produção textual dos sujeitos.

Palavras-chave : Educação; Redação; Surdez; Avaliação; Linguagem de sinais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · pdf em Português | Inglês