SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Interference of the linguistic variant in the repair strategies used during the phonological acquisition processPhonetic description of alveolar phones using electropalatography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 2179-6491

Abstract

SILVA, Monica Karl da; FERRANTE, Carla; BORSEL, John Van  and  PEREIRA, Monica Medeiros de Britto. Aquisição fonológica do Português Brasileiro em crianças do Rio de Janeiro. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2012, vol.24, n.3, pp. 248-254. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000300010.

OBJETIVO: Descrever a aquisição fonológica típica do Português Brasileiro, para fins clínicos. MÉTODOS: Por meio de um teste de nomeação de figuras, foram coletadas amostras de fala de 480 crianças (240 do gênero feminino e 240 do gênero masculino), provenientes de escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro, que foram divididas em cinco grupos etários entre 3 e 8 anos. Três tipos de análises foram realizadas e os resultados foram comparados em relação ao gênero, à idade e ao nível socioeconômico: (1) análise do inventário fonológico detalhando quantas e quais consoantes foram adquiridas, (2) avaliação do percentual de consoantes corretas e (3) análise dos processos fonológicos observados. RESULTADOS: Os resultados mostraram com clareza um desenvolvimento mais acelerado de crianças de nível socioeconômico alto em comparação com as crianças de nível socioeconômico baixo. Os dados apontaram ainda que a idade é o fator mais determinante na aquisição fonológica. A completude do inventário de consoantes, o percentual de consoantes corretas e o uso de processos fonológicos melhoraram com o aumento da idade, e a variabilidade entre as crianças diminuiu. Não foram, no entanto, observadas diferenças relativas ao gênero. CONCLUSÃO: As informações coletadas podem ajudar os fonoaudiólogos na avaliação e no tratamento dos transtornos dos sons da fala.

Keywords : Desenvolvimento infantil; Linguagem infantil; Transtornos da articulação; Fonética; Classe social.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese