SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Phonological acquisition of Brazilian Portuguese in children from Rio de JaneiroA concreteness judgment of words author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

On-line version ISSN 2179-6491

Abstract

JESUS, Marisa de Sousa Viana  and  REIS, Cesar. Descrição fonética eletropalatográfica de fones alveolares. J. Soc. Bras. Fonoaudiol. [online]. 2012, vol.24, n.3, pp. 255-261. ISSN 2179-6491.  http://dx.doi.org/10.1590/S2179-64912012000300011.

OBJETIVO: Realizar a descrição articulatória do Português Brasileiro, examinando-se o contato da língua com o palato na produção de fones consonantais. MÉTODOS: Foi utilizada a eletropalatografia (EPG) de consoantes alveolares do Português Brasileiro de um sujeito com fala típica, considerando-se o índice alveolar, pós-alveolar, palatal e velar e a porcentagem de contatos ativados no ponto de máxima constrição, assim como a inspeção visual dos palatogramas. RESULTADOS: Observou-se, conforme o esperado, que todos os fones avaliados têm, no ponto de máxima constrição, maior contato na região alveolar. Os fones /t/, /d/ e /n/ foram os que apresentaram maior contato alveolar, com obstrução total da corrente aérea; os fones fricativos /s/ e /z/ caracterizaram-se pela ausência de contato no eixo longitudinal central; o fone lateral /l/ não apresentou contato no eixo longitudinal lateral e o tapa, /ɾ/, apresentou poucos contatos da língua com o palato e foi produzido com o menor tempo de duração. CONCLUSÃO: Por meio da eletropalatografia, pode-se fazer uma descrição detalhada da forma e da extensão do contato língua-palato nos diferentes fones alveolares do Português.

Keywords : Fonética; Fala; Língua; Palato; Avaliação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese