SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Heat treatment and color of Eucalyptus grandis woodPhysical properties of four thermally treated hardwoods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

LIMA, Israel Luiz de et al. Caracterização físico-mecânica e anatômica da madeira de Eucalyptus resinifera com 26 anos de idade. Floresta Ambient. [online]. 2014, vol.21, n.1, pp.91-98.  Epub Feb 11, 2014. ISSN 2179-8087.  https://doi.org/10.4322/floram.2014.006.

Objetivamos caracterizar a madeira Eucalyptus resinifera por meio de ensaios físicos e mecânicos, e estudos de anatomia da madeira, bem como determinar as relações entre as propriedades da madeira e a anatomia. Usamos amostras próximas da casca de dez árvores de E. resinifera com 26 anos de idade. Concluímos que a densidade aparente (Gb), a compressão (fc0) e o cisalhamento paralelo à grã (fv0) foram classificados em três classes de resistência - C30, C40 e C60, respectivamente - e que a retração volumétrica (VS) foi classificada como alta. A relação positiva entre Gb e fv0 é decorrente do alto valor de densidade aparente associado à maior proporção de raios, proporcionando maior resistência ao cisalhamento. Raios mais frequentes aumentaram a resistência ao cisalhamento, pois os raios atuam como elementos de reforço. A relação negativa entre VS e diâmetro do vaso ocorre porque as paredes dos vasos são altamente resistentes ao colapso e maiores lumens representam uma maior proporção de espaços vazios, sendo que menos tecido está disponível para o encolhimento.

Keywords : qualidade da madeira de Eucalyptus; propriedades físico-mecânicas; red mahogany; relação anatomia-propriedades.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License