SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Análise da Arborização de Quatro Praças no Bairro da Tijuca, RJ, BrasilAporte e Decomposição da Serapilheira na Caatinga no Sul do Piauí índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Floresta e Ambiente

versão On-line ISSN 2179-8087

Resumo

SILVERIO NETO, Roberto; BENTO, Monique de Carvalho; MENEZES, Sady Junior Martins da Costa de  e  ALMEIDA, Fábio Souto. Caracterização da Cobertura Florestal de Unidades de Conservação da Mata Atlântica. Floresta Ambient. [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.32-41. ISSN 2179-8087.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.058013.

O trabalho objetivou caracterizar a cobertura florestal de seis unidades de conservação da natureza no município de Três Rios, RJ: APA Bemposta; APA Lago do Caça e Pesca; APA Santa-Fé; APA Vale do Morro da Torre; MONA Encontro dos Três Rios; e o PNM Três Rios. Para localizar os fragmentos florestais foi utilizada a base de dados do satélite Landsat 5-TM, processada com os programas Erdas Imagine 9.2 e ArcGIS 10.0. Foram encontrados 527 fragmentos florestais, cobrindo uma área total de 7.075,77 ha (26,88% da área das unidades de conservação). A APA Bemposta se destacou por possuir a maior porcentagem de área com cobertura florestal (31,21%). O PNM Três Rios não apresentou fragmentos florestais com pelo menos 0,5 ha. As unidades de conservação do município apresentam um elevado número de fragmentos florestais relativamente pequenos, com formatos irregulares e grandemente isolados, o que contribui para a perda de biodiversidade.

Palavras-chave : Área de Proteção Ambiental; biodiversidade; fragmentos florestais; paisagem; sensoriamento remoto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )