SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Curva Característica de Secagem da Madeira de Tectona grandis e Acacia mangium ao Ar LivreRendimento e Características Físicas dos Óleos de Nim (Azadirachta indica) e Mamona (Ricinus communis) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Floresta e Ambiente

versão On-line ISSN 2179-8087

Resumo

TIBURTINO, Rogy Frigeri et al. Tratamento Preservativo de Duas Espécies de Bambu por Imersão Prolongada e Boucherie Modificado. Floresta Ambient. [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.124-133. ISSN 2179-8087.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.032113.

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade do tratamento preservativo das espécies de bambu Dendrocalamus giganteus e Bambusa vulgaris submetidas a dois métodos de tratamento. Os bambus foram colhidos em touceiras em Alegre e Jerônimo Monteiro, sul do Espírito Santo. As hastes foram seccionadas em colmos de 2,0 m de comprimento e tratadas em soluções de 1 e 3% de ingredientes ativos (i.a.) de um produto à base de cobre, cromo e boro (CCB). No método de imersão prolongada, os colmos foram imersos na solução por 5, 10 e 15 dias. No método de Boucherie modificado, a solução penetrou no bambu pela ação de uma pressão de 0,7 MPa. Foi avaliada a qualidade do tratamento por meio da penetração e da retenção do CCB nos colmos. Houve maior penetração de i.a. na base dos colmos e a retenção ficou abaixo da recomendada pela norma brasileira para tratamento de madeira.

Palavras-chave : qualidade do tratamento; Dendrocalamus giganteus; Bambusa vulgaris.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )