SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Tratamento Preservativo de Duas Espécies de Bambu por Imersão Prolongada e Boucherie Modificado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Floresta e Ambiente

versão On-line ISSN 2179-8087

Resumo

PAES, Juarez Benigno; SOUZA, Ademilson Daniel de; LIMA, Carlos Roberto de  e  SANTANA, Gregório Mateus. Rendimento e Características Físicas dos Óleos de Nim (Azadirachta indica) e Mamona (Ricinus communis). Floresta Ambient. [online]. 2015, vol.22, n.1, pp.134-139. ISSN 2179-8087.  http://dx.doi.org/10.1590/2179-8087.047513.

A pesquisa objetivou avaliar o rendimento e a viscosidade de óleos de nim (Azadirachta indica) e mamona (Ricinus communis). Os frutos de nim foram coletados no Núcleo de Pesquisa do Semiárido, em Patos, Paraíba, e os de mamona, às margens do Rio Espinharas, Patos e em Igaracy, Paraíba. Os frutos foram beneficiados no Laboratório de Tecnologia de Produtos Florestais, em Patos. Foram retiradas amostras de sementes para a determinação do teor de umidade e do rendimento em óleos. Os óleos foram extraídos com álcool etílico absoluto e empregados no preparo de soluções com os óleos de nim e mamona. Determinaram-se a densidade e a viscosidade das soluções. A mamona teve menor teor de umidade e rendimento em óleo que o nim. A densidade e a viscosidade do óleo de nim foram menores que o da mamona. Uma maior quantidade de óleos de mamona proporcionou aumento na densidade e na viscosidade das soluções preparadas.

Palavras-chave : extração de óleos; preparo de soluções de óleos; densidade; viscosidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )