SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Conflict Analysis of Land Use and Land Cover in the Permanent Preservation Areas of Ifes - Alegre Campus, Espírito Santo State, BrazilForest Fragmentation Analysis in the Municipalities of Corumbiara and Buritis, Rondônia State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Floresta e Ambiente

Print version ISSN 1415-0980On-line version ISSN 2179-8087

Abstract

OLIVEIRA, Felipe Pinho de; FERNANDES FILHO, Elpídio Inácio; SOUZA, Agostinho Lopes de  and  SOARES, Vicente Paulo. Mapeamento de Florestas Monodominadas por Myracrodruon urundeuvacom Imagens TM - Landsat 5 e Rapideye. Floresta Ambient. [online]. 2015, vol.22, n.3, pp.322-333. ISSN 1415-0980.  https://doi.org/10.1590/2179-8087.090114.

O presente trabalho teve por objetivo avaliar o potencial de utilização de imagens de satélites para mapeamento de fragmentos florestais monodominados por Myracrodruon urundeuva em Tumiritinga, MG. Foram avaliadas diferentes combinações de bandas multiespectrais para a classificação supervisionada de imagens Rapideye e TM - Landsat 5. O melhor resultado encontrado para a classificação da imagem Rapideye apresentou índice Kappa igual a 80 e Kappa Condicional para a classe aroeira monodominante igual a 90. Para a imagem TM - Landsat 5 os índices Kappa e Kappa Condicional para a classe aroeira foram respectivamente 80 e 76. Através dos mapas temáticos produzidos observou-se que 22% do município de Tumiritinga se encontra sob ocupação da aroeira em monodominância. Pode-se concluir que as imagens Rapideye e TM - Landsat 5 podem ser utilizadas no mapeamento do uso e cobertura do solo na região de estudo, e, no entanto, a imagem Rapideye mapeou fragmentos florestais com monodominância de aroeira com melhor acurácia. A análise do uso e cobertura do solo em Tumiritinga não retrata, para a região de estudo, o quadro anunciado de espécie ameaçada de extinção, no qual M. urundeuva se encontra.

Keywords : monodominância florestal; sensoriamento remoto; classificação de imagens.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )